segunda-feira, 27 de maio de 2013


Carta da XV Romaria da Terra e das Águas

Goianésia-Go, 18 de maio de 2013



             Após sua preparação exaustiva, reflexões profundas e o encontro do Anúncio e da Denúncia, é chegada a hora do compromisso, de por a mão-na-massa, de ir à luta de fato.
            Nesse sentido, aqui vai uma palavra de entusiasmo e estímulo: a Carta da


XV Romaria da Terra e das Águas, instrumento, para que todos (as), como povo de Deus, reflitam e atuem nas suas realidades. Nela vai, o afeto, a ternura, a graça e a paz de Jesus Libertador vivenciados nesta Romaria; a experiência de fé que nos motiva e nos anima a defender o cerrado, terra sagrada e presente de Deus, a preservar a água, fonte de vida e esperança e a buscar ações sustentáveis que sejam frutos de ganhos econômicos, justiça social e defesa do meio ambiente.
            Estamos na Diocese de Uruaçu, cidade de Goianésia, região do Vale de São Patrício, terra trabalhada por homens e mulheres fortes, palco que acolhe as Dioceses do Regional Centro Oeste e a CPT-GO que esteve à frente deste singular evento.  Aqui nos reunimos partilhando o Pão e o Vinho e celebrando conquistas e desafios. Reforçamos o compromisso com a defesa da Terra e da Água e nossas convicções na busca de uma sociedade mais humana, cristã e sustentável.
            O cerrado é terra sagrada, espaço onde brota vida, um presente de Deus para todos. Denunciamos as agressões sofridas por esse bioma: a falta de legislação forte que ofereça proteção à sua rica biodiversidade, o desmatamento desregrado quase sempre objetivando o lucro de qualquer forma e o envenenamento do solo. Por isso, reafirmamos nosso compromisso de lutar pela preservação do pouco que ainda existe desse bioma, e promover ações agroecológicas, onde as boas práticas agrícolas e de consumo sejam de fato promovidas e respeitadas.
            A água, fonte de vida e esperança, recurso natural renovável, porém esgotável, que sacia a sede e dá vida à natureza. Como promotora de vida, é o grande milagre do nosso Deus Criador. Denunciamos pois, a degradação e poluição dos nossos córregos e dos nossos rios, no espaço rural e também urbano, o envenenamento de nossa nascentes, fruto da ganância do “TER”, e desprezo pelo “SER”. Dessa forma, assumimos o desafio de preservar e cuidar dos nossos aquíferos, de usar a água no nosso dia-a-dia sem desperdício, com a certeza de que ela é um recurso limitado e que seu mau uso tem consequências desastrosas.
            A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, sem agredir o meio ambiente e promovendo a cidadania. Denunciamos as ações humanas insustentáveis, que visam “o levar vantagens de qualquer forma”, usando para isto de meios que não geram cidadania plena, como: os monopólios econômicos, políticos e dos recursos naturais; a opressão, as injustiças e a negação da liberdade e dos direitos. Assumimos dessa forma, a promoção de ações sustentáveis, onde o aspecto econômico seja instrumento de geração da dignidade humana, onde exista um cuidado pleno com o Cerrado e onde a plenitude social seja uma realidade.
            Terminamos nossa XV ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS com o compromisso maior de viver o exemplo de Cristo Libertador, nosso Deus encarnado na história humana. E, na atualidade, com a Palavra Divina, que nos convida e nos convoca a dizer com convicção: “VI, ENTÃO, UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA”. (Ap. 22,1)
            Que Maria, a romeira de Nazaré, na nossa terra com o título de Nossa Senhora da Abadia, nos abençoe como mãe e nos encoraje como líderes. AMÉM!!!

Respeitosamente,

Dom Messias dos Reis Silveira                                               Adilson Alves da Silva
          Bispo Diocesano                                                               Coordenador Executivo-CPT-GO

                                                             José Mateus
                                                     Diretor da FAEGO

terça-feira, 21 de maio de 2013


Semana do Espírito Santo 

Dom do Conselho 

 
“Feliz o homem que nao procede 
conforme o conselho dos ímpios, 
nao trilha o caminho dos pecadores, 
nem se assenta entre os escarnecedores. 

Feliz aquele que se comprar no serviço do 
Senhor e medita sua lei dia e noite. 
Ele é como uma arvore plantada 
na margem das águas correntes: 
da fruto na epoca propria, 
sua folhagem nao murchará jamais. 
Tudo o que empreende, prospera. (Salmo 1) 

Quando o Senhor vos tiver dado o pão da angústia e a água da tribulação aquele que te instrui nao se esconder;a mais e verás com teus olhos aquele que te ensina. Ouvirás com teus ouvidos estas palabras retumbarem atras de ti: "É aqui o caminho, andai por ele", quando te desviares quer para a direita, quer para a esquerda. (Is 30, 20-21).

Súplica ao Espírito Santo para que reavive em nós o dom do Conselho 

         “Busca sempre conselho junto ao sábio. 
Bendize a Deus em todo tempo e pede-lhe que dirija teus passos de modo que os eus planos estejam sempre de acordo com a sua vontade” (Tobias 4, 19-20).

Oremos  

Espíritu Santo, que susurras o ouvido interior o que é bom e o que mais lhe agrada  Não desista de manifestar o seu desejo em mim, por mais que encontres resistencia em mim, nas minhas posiçoes e argumentos. Espirito Santo, Conselheiro da Alma, ilumina o coraçao dos fieis, para que estejamos realizando suas indicaçoes sem reservas. 

Espíritu Santo, voz da nossa consciência, não permitas que caiamos na autosuficiencia, autojustificaçao, ou nos argumentos vazios de comparação que realizamos na conduta com os outros/as. Insista todo tempo, até que entreguemos nossa mente e vontade a ti e ao proprio Deus. Espirito Santo, vem em nosso auxilio, em nossa sensibilidade espiritual!

Espíritu Santo, que derrama sobre nós a bondade de Deus sobre todas as coisas, desperta nossos sentidos, nossos sentimentos para perceber as pegadas de tua verdade e beleza, e assim encaminha-nos sempre mais ao bem, a ti! Vem, Espíritu Santo, atrainos com a sua voz, para que busquemos sempre o melhor. 


Espirito de Deus, enviai dos
céus um raio de luz
Vinde, Pai dos Pobres, dai aos
corações vossos sete dons
Consolo que acalma, hóspede da
alma, doce alivio, vinde!
No labor, descanso, na aflição, remanso, no calor, aragem,
Ao sujo, lavai. Ao seco, regai. Curai o doente
Ao sujo, lavai. Ao seco, regai. Curai o doente
Dobrai o que é duro, guiai no
escuro, o frio aquecei
Enchei, luz bendita, chama que crepita o íntimo de nós
Sem a luz que acode, nada o
homem pode, nenhum bem há nele
Dai a vossa igreja,
que espera e deseja, vossos sete dons
Dai, em premio ao forte, uma santa
morte, alegria eterna. Amém
Dai, em premio ao forte, uma santa
morte, alegria eterna. Amém
 (Sequencia).

Reze a oração do Espírito Santo, um Pai Nosso e Ave Maria pedindo o dom do Conselho a você e toda a sua família 


segunda-feira, 20 de maio de 2013


Semana do Espírito Santo

Dom de fortaleza


Olá Queridos/as Jovens, nesta semana estamos vivendo de forma  especial a Solenidade de Pentecostes, para tanto, estaremos partilhando a cada dia, uma pequena reflexão sobre os dons do Espírito Santo, até a próxima festa que é da Santíssima Trindade. Nós Equipe da Juventude Claretiana, desde já desejamos que você possa estar lendo este material e aprofundando um pouco como vivenciar os Dons que Deus lhe oferece a cada novo dia em favor de nossos irmãos e irmãs. Agradecemos as irmãs da Filiação Cordimariana na pessoa da Maria del Mar Alvarez que enviou as reflexões. 


Onde Reina o amor, Fraterno Amor, 
Onde Reina o Amor, Deus ai Está

Eis a Luz de Cristo
Demos Graças a Deus!

“… a rainha Ester tomada de uma angustia mortal, recorreu ao Senhor. Dirigiu esta prece ao Deus de Israel. Meu Senhor, nosso Rei, assisti-me no meu desamparo, porque não tenho outro socorro senão vós e o perigo que me ameaça eu o toco já com as mãos. (Ester 14, 1-4)

Espírito Santo, dom que Jesus Cristo ofereceu aos discípulos que os converteram em testemunhas valentes. Os discípulos não ficaram presos as dificuldades e aos medos que a vida colocava, de modo especial acompanhamos esta dificuldade ontem nas celebrações Eucarísticas. No medo observamos o quanto que não é fácil dar razões a nossa fé, por isto estamos unidos ao dom da fortaleza que o Espírito Santo nos oferece e conduz.

Oração


Espírito Santo, Tu que animou os apóstolos e os transformou de pessoas medrosas e cheias de dúvidas em verdadeiras rochas e animadores das comunidades, anunciando a verdade, sem medo e vergonha das adversidades. Vem em nosso socorro e nos capacita a sermos fieis anunciadores do Evanveglho de Jesus Cristo!

Espírito Santo, que conhece as nossas debilidades, fraquezas e medos, vem em nosso socorro e auxilia-nos, socorrei-nos em nossos temores e nunca nos deixe confundir as coisas boas das ruins, E deposita em nós a graça de sempre voltar a ti.

Reze a oração do Espírito Santo um Pai Nosso e Ave Maria pedindo o dom da Fortaleza em sua vida e na vida de toda a sociedade. 

sábado, 18 de maio de 2013

PENTECOSTES E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO




            Neste fim de semana a Igreja Católica celebra a solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sob os apóstolos e a Virgem Maria, reunidos no cenáculo de Jerusalém, 50 dias após a Páscoa. No domingo passado se celebrava a festa da Ascensão ou subida de Jesus aos céus: cumprida a sua missão neste mundo, o Filho de Deus retorna para a vivência e comunhão trinitárias. Mas, ele prometeu enviar o Espírito Santo, o intercessor, o paráclito, o santificar da Igreja.
Ao celebrar a vinda do Espírito Santo com seus sete dons,somos convidados a orientar nossas vidas e decisões sendo plenamente humanizados e divinizados através do Espírito. Num mundo que prima pela superioridade da matéria sobre o espírito, pela autonomia da razão sobre a fé, pelos interesses mundanos e secularizados, o Espírito Santo nos convida e buscar a santidade de vida, na comunhão com Deus e com o próximo.
 Os sete dons do Espírito Santo aparecem em Isaías (11, 2-3) e o próprio Jesus os assume; Ele que foi possuído pelo Espírito de Deus e a partir de sua força, praticou um reinado alicerçado na justiça e na paz, conforme os dons recebidos. O número sete, na Bíblia, significa universidade, totalidade, perfeição. Na carta aos Gálatas 5, 22-23, Paulo nos fala dos "frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si". No projeto de vida do cristão, ele é chamado a assumir estes dons, produzindo seus frutos.
            O dom da SABEDORIA nos ensina a ser sábios diante da vida. Sabedoria é ver os acontecimentos com os olhos de Deus e desperta em nós o gosto pelas coisas divinas e ilumina nossos caminhos.
            O dom da INTELIGÊNCIA nos ajuda discernir o certo do errado e a perceber o que é favor da vida, dom de Deus, e o que é contra ela.
            O dom do CONSELHO nos ensina a estar abertos à graça e a ação de Deus, que nos guia no caminha da santidade por esta vida. Abrindo-nos à graça divina, estaremos mais próximos de sua vontade e poderemos construir o seu Reino de amor.
            O dom da FORTALEZA nos torna fortes para não errarmos ante as dificuldades e das propostas ambíguas e enganadoras do mundo. A fortaleza nos convida a ter esperança e a lutar e resistir contra os pecados que nos afastam de Deus e dos irmãos.
            O dom da CIÊNCIA ou do conhecimento nos ajuda a aplicar, em favor da vida e do bem-estar da humanidade, especialmente dos pobres, as luzes obtidas por meio do estudo das ciências e das experiências da vida. Com este dom podemos buscar a construção da justiça, dos direitos humanos e da fraternidade universal.
            O dom do TEMOR DE DEUS ou ´respeito a Deus`, nos ajuda a reconhecer em Deus a razão e o sentido de nossa existência e a colocá-lo no centro de nossas vidas. A relação com Deus é gratuita e amorosa, por isso, ela gera vida para toda a humanidade e nos leva a amar e respeitar os irmãos e irmãs, criados à imagem e semelhança de Deus.
O dom da PIEDADE é o dom que nos coloca em relação íntima com Deus e reforça a nossa mística. A Piedade nos põe numa atitude de filhos buscando um diálogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
Que seja o Espírito Santo, divino e divinizante da humanidade, a guiar nossas ideias, mentes e decisões> Abençoado PENTECOSTES  todos os seguidores de Jesus!

ORAÇÃO PARA PEDIR OS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Vem, Espírito de SABEDORIA, desapega-nos das coisas da Terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu. Vem, Espírito de INTELIGÊNCIA, ilumina a nossa mente com a luz da eterna verdade e enriquece-a de santos pensamentos. Vem, Espírito de CONSELHO, torna-nos dóceis às tuas inspirações e guia-nos pelos caminhos da salvação. Vem, Espírito de FORTALEZA, dá-nos força, constância e vitória na luta contra o demônio, o mundo, as paixões. Vem, Espírito de CIÊNCIA, ensina-nos a valorizar as criaturas segundo o seu verdadeiro valor, e ajuda-nos a raciocinar com os critérios da fé. Vem, Espírito de PIEDADE, inflama-nos do amor filial para com Deus e de caridade fraterna com o próximo. Vem, ESPÍRITO de temor, inspira-nos profundo horror ao pecado e ajuda-nos a combatê-lo em nós e nos outros. AMÉM!
Pe. Ronaldo Mazula, cmf

quinta-feira, 16 de maio de 2013


CNBB é contrária à redução da maioridade penal e à resolução do Conselho Nacional de Justiça
Conferência dos Bispos do Brasil emite notas sobre a redução da maioridade penal e as uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo
Por Thácio Lincon Soares de Siqueira
BRASíLIA, 16 de Maio de 2013

Com o Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Raymundo Damasceno, em viagem ao Panamá, onde participa da Assembléia do Celam, Dom José Belisário da Silva, presidente em exercício da CNBB e arcebispo de São Luis do Maranhão presidiu a mesa da coletiva de Imprensa na tarde de hoje na sede da CNBB em Brasília, juntamente com Dom Leonardo Steiner, Secretário Geral, e Dom Sergio Arthur Braschi, vice-presidente da CNBB em exercício.

Nessa ocasião a presidência da CNBB divulgou duas notas. A primeira sobre a redução da maioridade penal e a segunda sobre as uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo.

Uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo
Sobre a união estável de pessoas do mesmo sexo, todo o Brasil recebeu surpreso ontem, a Resolução do Conselho Nacional de Justiça na qual dispõe sobre a “habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas do mesmo sexo” (n. 175/2013).

“Recordamos – diz a nota – que a diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural”. Assim sendo, "Ao dar reconhecimento legal às uniões estáveis como casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em nosso país, a Resolução do CNJ interpreta a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2011 (cf. ADI 4277; ADPF 132)". Salvaguardando certos direitos previstos numa união civil, “As uniões de pessoas do mesmo sexo, no entanto, não podem ser simplesmente equiparadas ao casamento ou à família” porque a família natural se “fundamenta na complementariedade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e à educação dos filhos”, disse a nota.

"Com essa Resolução, o exercício de controle administrativo do CNJ sobre o Poder Judiciário gera uma confusão de competências, pois orienta a alteração do ordenamento jurídico", assunto que está por acima das suas competências como Poder Judiciário, e que diz respeito ao “conjunto da sociedade brasileira, representada democraticamente pelo Congresso Nacional, a quem compete propor e votar leis”, afirma a nota.

Nota sobre a redução da maioridade penal
A segunda nota, sobre a redução da maioridade penal, destaca que essas situações de delinquência juvenil que o Brasil tem experimentado ultimamente “é, antes de tudo, um aviso de que o Estado, a Sociedade e a Família não têm cumprido adequadamente seu dever de assegurar, com absoluta prioridade, os direitos da criança e do adolescente”.

A posição da CNBB é portanto contrária à redução da maioridade penal porque é “imoral querer induzir a sociedade a olhar para o adolescente como se fosse o principal responsável pela onda de violência no país”.
"Reduzi-la - diz a nota - seria 'ignorar o contexto da cláusula pétrea constitucional - Constituição Federal, art. 228 -,  além de confrontar a Convenção dos Direitos da Criança e do Adolescente, as regras Mínimas de Beijing, as Diretrizes para Prevenção da Delinquência Juvenil, as Regras Mínimas de Proteção dos Menores Privados de


Liberdade (Regras de Riad), o pacto de San José da Costa Rica e o Estatuto da Criança e do Adolescente".
O “Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos  Bispos do Brasil, reunido em Brasília, nos dias 14 a 16 de maio, reafirma que a redução da maioridade penal não é a solução para o fim da violência”, conclui a nota.

Fonte: www.zenith.org

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Acampamento de Jovens em Goiânia.





Francyelly Braga Guimarães – Coordenadora do grupo de jovens Anjos de Go’el.
 
Bom, vou iniciar com umas palavras que o Papa Bento XVI dirigiu a um numeroso grupo de jovens, em Roma, durante o Congresso Universitário - UNIV, em abril de 2006: “quem descobriu a Cristo não pode deixar de levar os demais até Ele, uma vez que não é possível guardar para si uma grande alegria sem comunicá-la. Esta é a tarefa a que os chama o Senhor, este é o 'apostolado da amizade' que São Josemaria Escrivá descreve como 'amizade pessoal’, sacrificada, sincera, de tu a tu, de coração a coração”. Todo cristão está convidado a ser amigo de Deus e, com Sua graça, atrair para Ele seus próprios amigos. O amor apostólico converte-se, deste modo, em uma autêntica paixão que se expressa comunicando aos demais a felicidade que se encontra em Jesus”.
Amados, muito obrigada pelo “sim” de cada um de você. Que o Senhor nos conserve sempre juntos e dispostos a fazer com que tantos outros, experimentem do amor verdadeiro que um dia nós experimentamos. Que ele nos conceda a graça de cada dia + estarmos junto ao seu coração misericordioso. Foi tudo muito LINDOOO e abençoado, creio fielmente que tudo o que aconteceu lá foi por vontade de Deus. Continuemos a pedir por cada um em nossas orações, para que nos mantenhamos firmes no caminho do Senhor.
Ao Pe Fernando, cmf, Pe. Cicero, cmf e Pe. Marcos Valério, cmf, muito obrigada pelo apoio e acompanhamento espiritual. Que o Senhor os conserve sempre fieis na missão que ele os confiou. Enfim, obrigada pelo doação e dedicação de cada um. E, me perdoem pelas falhas e pelas faltas de educação que eu tenha feito com alguém durante esses dias.
Alegremo-nos sempre pois o SENHOR é conosco. Beijo!!


Foi uma benção! Obrigada pela disposição de todos, pois de alguma forma cada um aqui foi canal de graça na vida de alguém - acampista ou não. Permaneçamos fieis a Deus e q Nossa Mãezinha passe sempre a nossa frente. Amém!




Foi muito lindo, que Papai do Céu abençoe a todos pela disposição de ajudar e amar o próximo e que nossa Mamãe do Céu nós cubra com seu manto sagrado. Amém!



Agradeço muito pela acolhida do grupo e as amizades feitas. Vocês são lindos demais.  Ficar na intercessão foi a melhor experiência que já tive. É muito edificante estar na presença do Senhor! Que os frutos deste acampamento sejam grandiosos, tenho certeza de que Nossa Senhora estará sempre intercedendo! Beijos e obrigada!
A ajuda de cada um foi importante no acampamento que, nós Família Anjos de Go'El possamos estar sempre unidos em prol da Palavra de Deus, afinal soube que muitas pessoas foram transformadas, inclusive eu..rs. Que o Papai do Céu e nossa querida Mãezinha estejam sempre na frente de nossos projetos, amo vocês!


A alegria do Senhor é a nossa força, essa alegria não vai sair de dentro do meu coração. Gente foi lindo demais, já estou ansiosa para o próximo. Um prazer enorme estar com todos vocês em prol de uma vida mais perto de Deus. Obrigada a todos por tudo, seus lindos. E domingo que vem todo mundo no grupo 18 horas.


Anderson Lopes
Que nós todos possamos continuar sempre na mesma caminhada e que O Nosso SENHOR DEUS possa sempre nos proporcionar dias felizes, cheios de amor. LINDO povo de Deus, saudades de tudo que aconteceu nestes três dias. Creio que todos continuem firmes na fé. Já estou até pensando no próximo acampamento, rs. Com certeza estarei presente novamente e espero que todos também estejam. Paz e Bem a todos.