sexta-feira, 25 de julho de 2014

Encontro Missionário.

Exibindo Formação setor missionário I.jpg

No último dia 20 de agosto o Neto, responsável pelo Setor Missionário da Juventude Claretiana, esteve em Londrina para motivar as ações missionárias dos grupos locais. Foi um momento de reflexão, oração e partilha em que estiveram presentes os jovens dos grupos JC (Pq. Coração de Maria) e JAC (Pq. Nossa Senhora da Glória) e o sacerdote conselheiro da Juventude Claretiana do Setor Paraná, Pe. Almir Borges, cmf. O encontro aconteceu no Centro de Pastoral da Pq. Coração de Maria e na oportunidade foram eleitos os responsáveis pelo Setor Missionário dos grupos de Londrina, a saber, Arthur Versoza, do JC, e Gisele Nazário, do JAC. Esperamos que momentos como esse possam se repetir mais e mais vezes para unirmos e fortalecermos cada vez mais a nossa Juventude Claretiana  do Brasil.   Comunicação JC Londrina.

Exibindo Formação setor missionário II.jpg



segunda-feira, 21 de julho de 2014

Missão De Inverno

“Tive fome e me destes de comer, estava nu e me vestistes”. Essa passagem do Evangelho de São Mateus foi o que motivou a última missão do grupo JC da Pq. Coração de Maria de Londrina. Assim que o inverno iniciou, começamos uma campanha de arrecadação de roupas de inverno e cobertores em nossa paróquia. A ideia era montar kits de invernos para serem distribuídos entre os moradores de rua de nossa cidade. Esse kit deveria ser composto por roupas de frio, um cobertor e um café da manhã com pão e um copo de café com leite. A campanha foi muito bem recebida por nossa comunidade que nos ajudou doando itens suficientes para montarmos 30 kits – incluindo o alimento para o café da manhã. Após terminado o período de arrecadação, nos juntamos em um sábado (21 de junho) e montamos todos os kits para serem distribuídos no dia seguinte. Assim, na manhã do dia 22 de junho os membros do JC, contando com a ajuda de amigos do Ministério de Promoção Humanan do Grupo Marantha (grupo de oração de adolescentes de nossa paróquia), se distribuíram em alguns carros e saíram pela cidade levandos os kits de inverno, a escuta e o amor aos moradores de rua que foram encontrando. Essa missão foi um momento de profunda vivência da caridade cristã e da doação da vida pelo próximo! Confira nos links os vídeos de divulgação da campanha de arrecadação e da entrega dos kits. Compartilhamos com vocês nossas experiências para que possamos cada vez mais ver relatos como esse aqui no nosso blog. E aí, o que o seu grupo pode fazer em sua cidade? Jovem, a missão urge! Comunicação JC Londrina.

sábado, 19 de julho de 2014

PAPA FRANCISCO E OS JOVENS
“Queridos jovens, pensem grande: Vivam, não apenas sobrevivam!”

                  Há um ano atrás, julho de 2013, o Papa Francisco fez sua primeira viagem internacional e veio ao Brasil, para pariticipar da Jornada Mundial da Juventude, realizado na cidade do Rio de Janeiro, que recebeu em torno de 3 milhões de jovens católicos do mundo todo. E também aconteceu a Jornada da Família Claretiana
               No dia 30.junho, ele enviou uma mensagem aos jovens holandeses, participantes do Festival Nacional dos jovens católicos, na Holanda, exortando-os para que sejam revolucionários como as Bem-aventuranças. Eis o texto escrito por Salvatore Cernuzio, publicado por Zenit.org.
“Vivam, não apenas sobrevivam. É a exortação do Papa Francisco a todos os jovens da Holanda, reunidos hoje na Abadia de Mariënkroon, em Nieuwkuijk para o Festival Nacional dos jovens católicos. Em mensagem aos participantes, o Papa reiterou o apelo às novas gerações para que “sejam revolucionários", "pensem grande", vivam "experiências intensas". E para não se contentarem com uma vida medíocre, mas seguir o exemplo dos corajosos testemunhos da fé, como o beato Piergiorgio Frassati.
Acima de tudo, escreve o Papa, as Bem-aventuranças são o segredo para levar uma vida "nova, pura e intensa". Por que "viver sem fé, sem um patrimônio para defender, sem sustentar em uma luta constante a Verdade, não é viver, mas apenas sobreviver”. Além disso, acrescenta o Santo Padre em sua mensagem, as Bem-aventuranças oferecem um "modelo de felicidade contrário a lógica do mundo": "Aqueles que Jesus chama de 'beatos', o mundo os define inúteis, perdedores.”
Neste sentido, a lista de "bem-aventurados ..." proferida por Cristo e registrada no Evangelho de Mateus pode ser descrita como revolucionária, pois não glorifica os ideais mundanos: "o sucesso a qualquer custo, riqueza, poder", ou pior, “a afirmação de si em detrimento dos outros". Por isso, o Papa quis que as Bem-aventuranças estivessem no centro do percurso da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, na Polônia, em 2016.
Jesus - continua o Papa- através desta lista de virtudes, oferece uma “definição muito diferente do que significa beato”: mostra o caminho para a vida e a felicidade autêntica. Aliás, “Jesus é o Caminho e através de sua vida nos mostrou concretamente como viver cada uma das Bem-aventuranças." E, através de sua morte e ressurreição, nos mostrou a sua infinita misericórdia.
Portanto, "contemplemos Jesus na sua pobreza, sua pureza de coração e sua misericórdia", porque só então – afirma o Santo Padre - poderemos compreender "a beleza da nossa vocação cristã." Portanto, o convite é para que “não hesitamos em nos aproximar do caminho que conduz à felicidade verdadeira”. “Não tenham medo de Cristo”, exorta Bergoglio, citando seu predecessor, Bento XVI, “Ele não tira nada e dá tudo".
O Papa incentivou os jovens “a levarem a sério as Palavras de Deus”. "Digam não a uma cultura efêmera superficial e do descarte, uma cultura que não os consideram fortes, que consideram vocês incapazes de enfrentar os grandes desafios da vida”. E sobretudo, “pensem alto", concluiu o pontífice.”
                  A mensagem do Papa Francisco é atual, instigante e convida nossos jovens a dar um sentido mais profundo às suas vidas, ações e opções. Jesus Cristo é o “caminho, verdade e vida” que pode conduzir nossos jovens para a vida plena.
                  Você que é JOVEM, não tenho medo ou vergonha de anunciar ao mundo a crença no Deus de Jesus Cristo e de testemunhar os valores ensinados por Jesus, que foi jovem como você e colocou sua vida a serviço do Reino de Deus e da humanidade.

Pe. Ronaldo Mazula cmf

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Semana Missionária do Ceusol

Entre os dias 29 de Junho a 04 de Julho, acontece nas cidades de São Miguel do Guaporé e Seringueiras o VII Ceusol (Centro Universitário Solidário), uma iniciativa missionária entre a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria e a animação missionária das comunidades locais animada por nós.


A Missão Rondônia é uma parceria com os jovens do último ano de varias áreas educacionais do Centro Universitário Claretiano entre elas: Educação Física, Terapia Ocupacional, Educação, Enfermagem, Nutrição, Estética, Arte Circense e a parte religiosa, tentando responder a uma proposta pedagógica da Carta de Princípios do Claretiano Rede de Educação que possui como objetivo principal, levar os seus alunos a um maior e melhor olhar para as realidades que a sociedade enfrenta no seu dia-a-dia.
Iniciamos a caminhada, com 50 horas de viagem, na qual cruzamos os respectivos Estados da Federação: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, até o destino final Rondônia. Neste caminho o intuito do projeto é fazer com que a comunidade educativa esteja conhecendo uma realidade pouco divulgada nos meios de comunicação e de modo especial, fazer com que os jovens possuam um sentido mais solidário no exercício de suas profissões futuras.
As áreas atendidas neste projeto são; Pastoral – na qual alguns missionários (padres e irmãos) fazem o trabalho de confissão, atendimento as pessoas e a pastoral da escuta das mais diversas realidades apresentadas. No campo Educacional – é uma oportunidade de oferecer aos professores da região uma formação mais abrangente de áreas ligadas com a educação, neste ano, os profissionais estão sendo formados na prática da Educação Inclusiva (um olhar aos mais necessitados de nossa região). A área da Saúde – conta com uma equipe que trabalha com a prevenção das doenças mais comuns oferecendo uma orientação a população, no quesito de diabetes, hipertensão e cuidados com a alimentação. E por fim, neste ano houve uma maior interação com as crianças por conta dos profissionais da área de educação física que propõe uma nova forma de brincar e interagir com as outras pessoas, retransmitindo os valores cristãos e éticos.

Desta forma, o projeto deseja ser um reforço a animação missionária dos Missionários Claretianos que se encontram nesta região e também uma maneira de mostrar aos futuros profissionais o quanto eles podem contribuir com o seu trabalho neste Estado, uma vez em que alguns deles, ao observarem o projeto demonstraram interesse em aqui permanecer e aprofundar esta rica experiência de vida e missão junto ao rincão de Rondônia.

Fernando Henrique Alves, CMF
Animador do Setor Juventude dos Missionários Claretianos 

domingo, 6 de julho de 2014


ENCONTRO DO SETOR JUVENIL MISSIONÁRIO

O setor missionário como vem fazendo nos diversos grupos promoveu o seu encontro para a pastoral universitária de Batatais no ultimo dia 22 de Junho, vejamos um testemunho de uma jovem ao qual participol deste lindo encontro:   


O nosso Encontro de Pastoral, do dia
22 foi maravilhoso.
Foi um reabastecimento da alma, uma limpeza profunda do coração.
É difícil descrever o que foi participar do encontro, porque as emoções foram tão fortes que as palavras se fazem insuficientes para traduzi-las. 
Pudemos refletir primeiramente sobre quem nós somos: será que somos so o que diz nosso nome, idade, profissão?   Ou vamos além? 
Somos o que vestimos, o que ouvimos, o que gostamos?  
Somos aparências, ou sentimentos sinceros?  Será que temos algum dom escondido dentro da gente?  
E quais são nossos sonhos?  Dentre eles, conseguimos encontrar o maior?  
O que tomamos na nossa visa como essencial é realmente tão importante assim? 
Afinal, o que é mesmo a VIDA ?  Uma oportunidade? Um presente?  Um dom?  Um livro ? Um sonho?  Uma chance?  
E até quando ela dura? Quanto tempo ainda temos? 
Queríamos a eternidade, o que nos faz pensar que podeis deixar as coisas para depois. Mas, o "depois" pode não chegar.
Até quando vamos imaginar que o amanhã vai sempre existir?  Quem nos dá essa certeza?  
O que gostaríamos de fazer das nossas vidas?  E o que temos feito?  O que o tempo não nos deixou fazer?  
Quantas vezes o tempo calou nossas vozes, embalada pela tristeza e a dor que a morte e as perdas em geral nos trazem? E o que temos feito para mudar isso?  
Simplesmente, esperamos o tempo agir novamente, para pensarmos que é tarde demais, e nos conformarmos por na fazer nada.
Será preciso mesmo deixar q seja assim?  
As pessoas com as quais convivemos diariamente tem papel fundamental em nossas vidas?  
E aquelas, que encontramos por acaso, ocasionalmente, que papel elas desempenham?  
Você é sempre o protagonista do seu filme da vida?  Ou você é capaz de olhar para o lado e reconhecer que você afinal não se encontra numa situação tão ruim como imagina? 
Nossas vidas seguem um roteiro, embora de forma maluca as vezes. Qual o roteiro da sua vida?  Romance?  Terror?  Suspense?  Ação?  Comédia? Aventura? 
Em que você se baseia para viver?  É feliz assim?  
Qual momento que você já viveu foi o mais feliz da sua vida até hoje?  
E como se lembra dele: com sorrisos?  Gargalhadas?  Lágrimas de emoção? Satisfação?  Alívio?  
O que te faz reviver bons momentos?  
E o que te traz bons momentos?  
Sem dúvida, os bons momentos sai aqueles que, de uma forma ou de outra, nos permitem sentir a presença de Deus, e do seu Espírito Santos agindo em nós.
E foi exatamente o que pude sentir nesse domingo.
Palavras são insuficientes.. são até inúteis se não nos fazem refletir.
O melhor, é poder sentir! 


Que venham mais encontros da Pastoral!!
Aguardo ansiosamente! 


Patricia Cardoso Ferreira