terça-feira, 30 de setembro de 2014

Encontro Regional Sudeste


Exibindo DSC_8300.JPG

Nos dias 26 a 28 de Setembro na cidade de Araçatuba, ocorreu o I Encontro do 

Regional Sudeste de Formação da Juventude Claretiana, que contou com a presença 

de 70 jovens das respectivas cidades de Araçatuba (as duas paroquias), Batatais (Pastoral 

Universitária e Paroquia), Clevelândia e Ribeirão Preto. Nesta nova dinâmica de aproximação 

da juventude, o Setor inicia uma série de encontros regionais para maior participação, 

Exibindo IMG_8354.jpgformação e aprofundamento dos temas do Setor e dos anseios juvenis. 

O encontro ocorreu na casa de Retiros São Paulo, pela qual, estiveram penetrando um 

pouco mais na missão juvenil que a Igreja pede aos jovens. Tendo como modelo Cristo Jesus 

e sendo referencia nosso fundador Santo Antônio Maria Claret. Neste intuito os jovens junto 

ao Setor buscam responder ao grande questionamento; Como Ser missionário na realidade em 

A formação contou com três grandes temas; o primeiro esteve em sintonia com a nova 

dinâmica da CNBB na formação da Juventude, capacitando os mesmos a compreenderem 

a missão de serem luzes na vida dos irmãos. O segundo período contou com dinâmicas 

de aprofundar sobre Antônio Maria Claret e a espiritualidade Claretiana, lembrando dos 

diversos meios de difusão da Palavra e as formas que nos organizamos para que este impulso 

ocorra (apresentação da Família Claretiana) e o terceiro movimento contou em aprofundar o 

chamado vocacional, lembrando que todos nós somos chamados a vivermos o nosso batismo 

de uma maneira mais integra e sincera com Deus e com os irmãos e irmãs de nossa sociedade 
Exibindo IMG_8351.JPG
(recordando um pouco da preocupação da JPIC na juventude). 

Desde já o Setor Juventude agradece aos Missionários Claretianos de Araçatuba que 

estiveram organizando toda a logística e oferecendo aos jovens este momento de vida e 

alegria junto a juventude de nosso setor Sudeste. Agradecemos aos jovens que foram 

escolhidos para integrar o Setor Missionário da Juventude Claretiana e a positiva resposta de 

todos para que não deixemos os sonhos, utopias e desejos atrapalharem a caminhada juvenil 

na busca do encontro real e sincero com o Cristo Jesus e a missão que chama a cada um.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Eleições :

ELEIÇÃO 2012: VOTAR COM MATURIDADE E CONSCIÊNCIA CIDADÃ!


      Já estão chegando as eleições. Tempo propício para refletir no compromisso de se construir um país melhor e mais democrático. Quem escolher para ser presidente da República? Senador? Deputados? Governador?
       No dia 20\8\2014, o jornal Bom dia Brasil, da TV Globo noticiava que num total de 25 mil candidatos desta eleição, mais de 4 mil foram impugnados pelo Tribunal de Contas da União por causa de vários processos de  ́improbidade administrativa ́. Acrescente-se a este número os que poderiam ser impugnados por outros motivos.             Notícia lamentável, que provoca indignação e nos convida a uma reflexão mais profunda sobre a realidade política nacional.
            Vivemos tempos de mudanças, com novos desafios que exigem dos candidatos 
seriedade, competência, sensibilidade pelos problemas que afligem a humanidade, visão 
integral do ser humano e das relações políticas, econômicas e sociais. Candidatos que não 
sejam escravos de visões e interesses unilaterais e corporativas. É possível traçar uma reflexão 
sobre o perfil de um\a candidato\a ideal? Eleitor/a, não restrinja a tua participação política só ao exercício do voto. Há muitos modos de se envolver na elaboração de políticas públicas geradoras de estruturas que valorizem a vida, os direitos humanos, a educação, a saúde, o lazer, a segurança, etc. 

         “A democracia é um processo lento, construído pela participação das pessoas que se organizam e mobilizam a sociedade. A experiência de participação popular na política é uma conquista e um patrimônio histórico do povo brasileiro, formado pelos movimentos sociais, sindicatos, pastorais sociais e partidos políticos. Essa experiência não poder ser perdida pela ação nefasta de políticos que buscam o poder e vantagens pessoais a qualquer custo.” (cf.: CNBB, Eleições 2006. Orientações da CNBB. n.82. SP: Paulinas, 2006, p.12). Os problemas nacionais não serão resolvidos por pessoas egocêntricas, unilaterais ou messiânicas. Teu candidato/a tem capacidade de compreender os desafios e têm condições de elaborar e executar projetos consistentes?
          O Brasil é uma das maiores economias do mundo, mas ocupa a 79a posição no IDH, Índice de Desenvolvimento Humano-2014, entre quase 200 países. Embora haja melhorias para alguns setores sociais e mesmo para os mais pobres, aumenta a concentração de produção de riqueza nas mãos de uns poucos e ainda temos em torno de 50 milhões de pobres e miseráveis em nosso país. O que o teu candidato pensa sobre isso?
            Na página 16, o documento da CNBB supracitado, afirma que a “a situação da maioria dos trabalhadores continua sendo precária e injusta. Os salários aviltados ameaçam seus direitos e sua dignidade. O trabalhador sente-se continuamente ameaçado pelo desemprego, pela flexibilização das leis trabalhistas e pelo crescimento da informalidade.” O que o teu candidato pensa sobre isso? 
Na mesma página, vemos que a “violência e o crime organizado se espalham nas cidades e no campo.              A fome e a exclusão social colocam um desafio histórico para o Estado brasileiro, exigindo medidas estruturais que garantam a paz, a justiça e a ordem pública.” O que o teu candidato pensa sobre isso?
                E continua na página 16: “a reforma agrária e o desenvolvimento rural, acompanhados por políticas agrícolas e hídricas, bem como a reforma urbana, são inadiáveis e urgentes para reverter a dramática situação social do país.” O que o teu candidato pensa sobre isso?Na página 17, afirma que o “o Brasil possui imensos recursos naturais com a diversidade dos biomas, rios, lagos, plantas, florestas. No entanto, é brutalmente explorado ou extorquido, a busca de maiores lucros, em detrimento do bem social de toda a população” O que o teu candidato pensa sobre isso?
              E segue-se na página 17, “a mídia, hoje, é um grande instrumento de poder. Exerce uma força suficiente para mexer com a opinião pública e conduzir ao poder pessoas ou partidos, aliados a determinados interesses.” O que o teu candidato pensa sobre a mídia na,Penso que nós, brasileiros e brasileiras, estamos desafiados a construir cidadania, a votar bem e a combater a corrupção política que coloca os interesses pessoais e corporativos acima do bem comum. A eleição está aí e o compromisso é de cada cidadão. O que você pensa ?

PE. RONALDO MAZULA, CMF

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

3° EJOCC Ribeirão Preto



No último final de semana aconteceu o 3º EJOCC (Encontro de Jovens Claretianos com Cristo do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Ribeirão Preto – SP, o encontro realizou-se na Casa Dom Luís em Brodowski – SP. O tema deste ano foi: “A Alegria do Senhor está sobre mim.” Durante o encontro os jovens desenvolveram diversas atividade. O encontro se divide em 5 grandes blocos: Bloco I – Fé no amor de Deus Pai, Bloco II – Fé no amor de Deus filho, Bloco III – Fé no amor de Maria, Bloco IV – O amor de Deus Espirito Santo e Bloco V – O amor na família! O encontro deste ano contou com 88 jovens que deram o seu sim a Deus e se dispuseram a viver um final de semana inteiro pra Ele. Muitos jovens se sentiram extremamente tocados no decorrer do encontro! A equipe do setor juventude agradece a Deus pelo êxito do encontro, pede a Deus que venham muitos outros e que surjam novos frutos para o reino de Deus. Julio Boiago