sexta-feira, 28 de setembro de 2012


Do Encontro Europeu dos Jovens de Taizé à JMJ Rio2013
Bento XVI receberá jovens da Comunidade de Taizé durante encontro a Roma
Por Maria Emília Marega
ROMA, quinta-feira, 27 de setembro de 2012(ZENIT.org) – O Serviço Diocesano para a Pastoral da Juventude de Roma promoveu o encontro “Rumo ao Rio de Janeiro – Do Encontro Europeu dos Jovens de Taizé à Jornada Mundial da Juventude”, em preparação para a JMJ Rio2013, juntamente com a Comunidade de Taizé.
Há 35 anos a Comunidade Ecumênica de Taizé realiza anualmente o “Encontro Europeu dos Jovens de Taizé”. A idéia do fundador, Irmão Roger, morto em 2005, é de uma peregrinação de confiança através da terra, explicou a ZENIT o irmão David que está em Roma especialmente para organizar o Evento.
Durante todo o ano a Comunidade acolhe muitos jovens na pequena aldeia de Taizé, na França, para uma experiência de oração, retiro, reflexão e encontro. “O irmão Roger compreendeu ao ouvir estes jovens, que era importante também proporcionar espaços em que pudessem descobrir e conhecer a realidade concreta de uma igreja local numa grande cidade”, afirmou irmão David.
O Encontro Internacional acontece todos os anos em uma grande metrópole européia, entre o Natal e o Ano Novo, onde os jovens são acolhidos pela igreja local: famílias, paróquias e comunidades religiosas.
A programação é intensa, são três momentos de oração comunitária: um momento de reflexão em pequenos grupos, um momento de descoberta da realidade paroquial local e workshop.
Este ano o Encontro Europeu dos Jovens de Taizé será em Roma e haverá visita às Catacumbas, concerto, um workshop sobre ciência e fé, e reflexões bíblicas em diferentes igrejas da cidade. As orações da tarde serão realizadas nas quatro basílicas papais de Roma, onde os jovens poderão cantar com tranquilidade os cantos da Comunidade de Taizé.
A grande novidade para este ano será o encontro com Bento XVI. O Papa, logo no início do encontro, dia 29 de dezembro às 18 da tarde, irá acolher os jovens para um momento de oração na Basílica de São Pedro.
“Taizé é uma Comunidade Ecumênica, mas que busca, de fato, uma reconciliação, está em comunhão com a Igreja”, afirmou irmão David. “O papa João XXIII dizia ao irmão Roger que a Igreja Católica é como círculos concêntricos cada vez maiores, e nós, nos situamos nestes espaços. Sendo uma comunidade ecumênica acolhemos irmãos de diferentes Igrejas, e procuramos reunir jovens católicos com jovens protestantes e ortodoxos, que querem caminhar na mesma direção: ao encontro com Cristo e ao serviço dos irmãos”.
Um dos sinais concreto de comunhão é a participação dos jovens de Taizé nas Jornadas Mundiais da Juventude com o Papa. “Desde a primeira JMJ estamos presentes, durante a própria Jornada animamos um espaço de oração, e vamos fazê-lo também no Rio de Janeiro”, comentou irmão David. “Durante todo o ano procuramos falar com os jovens desta oportunidade de viver a JMJ, e o Encontro Europeu de Roma será uma importante etapa em preparação para a JMJ Rio 2013. Os jovens terão a oportunidade de viver alguns meses antes esta experiência de Igreja Universal”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário