terça-feira, 28 de fevereiro de 2012


           Dia 25 e 26 de fevereiro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Luz em Pinhais-PR o Festival do Sorvete realizado pelos jovens que foram à Jornada Mundial da Juventude em Família Claretiana do ano passado.

         Apesar da chuvinha de sábado, o evento teve um bom rendimento devido ao esforço dos membros do grupo e também pela boa parte dos ingredientes que foram doados, o dinheiro arrecadado foi destinado ao pagamento das passagens da JMJ+FC 2011 a qual temos até junho para quitar, a partir de julho a arrecadação será destinada para as despesas da JMJ+FC 2013 no Rio de Janeiro.
         Mesmo na correria do evento o grupo conseguiu se mostrar unido, por isso conseguimos uma importante vitoria, pois “a união faz a força”, aliás, sou muito grata a esta união, sem ela não conseguiríamos.

        Neste evento destacamos a presença como animadores; o Pe. Fernando Henrique, cmf Diácono Alcimar, cmf e o estudante Tiago Almeida, cmf e outros amigos que fizeram toda diferença.
       Aproveitamos o evento também para dar inicio a divulgação das ações do grupo com dois banner’s, um da JMJ e outro do I Encontro da Juventude Claretiana, quais seguem neste artigo.




“Oh, Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” (Salmos 133,1)

Autora: Daniela Lourenço Gomes (Pinhais)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012


Mais uma vez, estamos a caminho de preparação para a mais importante festa do calendário cristão, a Igreja nos propõe um tempo de preparação – de penitência e de escuta da Palavra, de acolhimento do plano de Deus e de atenção aos irmãos.
Neste ano de 2012, os textos que nos serão apresentados ao longo destas cinco semana, mostram-nos um percurso claro e definido: Deus quer oferecer-nos um mundo onde a felicidade é possível (1º domingo) e a sua Palavra ensina-nos o caminho (2º domingo), Palavra que nos chama à conversão e à renovação (3º domingo). Aceitar esta Palavra implica, pois, mudar de vida. Fiquemos, contudo, certos do amor de Deus, gratuito e incondicional (4º domingo). Quanto a nós, temos de estar atentos ao seu plano de salvação e ir ao encontro dos outros, no amor e no serviço (5º domingo).
A “nova evangelização” a que a Igreja nos convida a todos nesta Quaresma impele-nos a não guardarmos este segredo do amor misericordioso de Deus e a partilhá-lo à nossa volta.
Com os votos de uma Santa Quaresma, saúda-vos com amizade e algumas sugestões para viver este rico tempo de graça e vida a todos nós... 

Como viver a Quaresma :

1. Arrependendo-me de meus pecados e confessando-me.
Pensar em quê ofendi a Deus, Nosso Senhor, se me dói tê-lo ofendido, se estou realmente arrependido. Este é um bom momento do ano para realizar uma confissão preparada e de coração. Revise os mandamentos de Deus e da Igreja para poder fazer uma boa confissão. Sirva-se de um livro para estruturar sua confissão. Busque tempo para realizá-la.

2. Lutando para mudar:
Analise sua conduta para conhecer em quê esta falhando. Faça propósitos para cumprir dia a dia e revise à noite se os alcançou. Lembre-se de não colocar muitos propósitos porque será muito difícil cumpri-los todos . Deve-se subir as escadas de degrau em degrau, não se pode subir toda ela de uma só vez. Conheça qual é o seu defeito dominante e faça um plano para lutar contra ele. Teu plano deve ser realista, prático e concreto para poder cumpri-lo.

3. Fazendo sacrifícios:
A palavra sacrifício, significa "fazer sagrado". Então, fazer um sacrifício é fazer alguma coisa sagrada, quer dizer, oferecê-la por amor a Deus, porque o ama, coisas que dão trabalho. Por exemplo, ser amável com um vizinho com quem você não simpatiza ou ajudar alguém em seu trabalho. A cada um de nós há algo que nos custa fazer na vida de todos os dias. Se oferecemos isto a Deus por amor, estamos fazendo sacrifício.

4. Oração:
Aproveite estes dias para rezar, para conversar com Deus, para dizê-lo que o ama e que quer estar com Ele. Pode ser útil um bom livro de meditação para Quaresma. Você pode ler na Bíblia passagens relacionadas com a quaresma.

Textos para meditação:
                        Sl 138                           Lc 6, 27-38
             Sl 135                           Lc 6, 36-50
Lc 15,11-32                    Lc 23,26-49

            Espero que com esta reflexão, você posa fazer uma boa vivência desse tempo que a igreja lhe proporciona..

Equipe Juventude Claretiana 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012


CARNAVAL: festa da alegria!

Nesta semana começa o CARNAVAL, uma das festas mais populares do Brasil e também, do mundo. Milhões de pessoas tiram estes dias para descansar, viajar, confraternizar e participar dos bailes, desfiles e eventos afins que catalisam a atenção e energia dos foliões. As escolas de samba que se prepararam o ano todo, agora trazem a pública a beleza do carnaval e os blocos carnavalescos animam centenas de cidades.
O Carnaval teria sua origem nas festas dionisíacas gregas em torno do século VII antes de Cristo ou na festa romana ao Deus Baco, deus do vinho. Ou ainda, nas festas cristãs antes da quaresma no início da Idade Média. O nome carnaval, significa, “adeus à carne”, do latim caro/carnis que significa carne e vale, que significa adeus/despedida.
O Carnaval era visto, na Idade Média cristã ocidental, como rito de despedida numa festa com comidas e carne, para se entrar no tempo quaresmal de penitência, jejum e abstinência. Hoje o carnaval se tornou um grande evento, infelizmente, banalizado, comercializado em torno de um erotismo, escandaloso e degradante.
Momentos festivos fazem parte da natureza humana. Na história da humanidade, as pessoas sempre fizeram festas rituais ou momentos de relaxamento, de descanso, de descontração, de fuga das atividades cotidianas e dos comportamentos aceitáveis e assumidos pela sociedade. Muitas pessoas assumem máscaras na vida cotidiana e as grandes festas com seus rituais servem para manifestar o desejo inconsciente de liberdade diante das normas e condicionamentos sociais. Muitas pessoas, no meio de um grande grupo, com ou sem máscaras ou fantasiadas, podem se esconder, pois todos são anônimos. Nestes momentos de festas e rituais o povo combate o seu moralismo e no anonimato, produz-se uma trégua coletiva, uma ‘purificação social’, uma liberação total de tudo que representa coerção e pressão e medo do corpo e do ‘carnal’.
No mundo estressante e corrido de hoje, é necessário que existam momentos de lazer, de recreio, de desestresse e de descanso. Porém, não se pode aceitar a instrumentalização destes momentos em prol de uma cultura laxista, irresponsável e promíscua, como se tem visto em alguns carnavais. Instiga-se e permite-se o sexo livre, drogas, álcool, lança-perfume etc. O belo e o estético no feminino e no masculino são vistos de forma deturpada e degradante. O corpo perde seu sentido. O erótico fica degradado a puro sexo ou mercadoria.
            A dimensão sexual é criação divina e é boa e importante! Mas, o sexo é bom com amor, responsabilidade, respeito ao corpo e sentimentos próprios e do outro. O AMOR erótico é lindo quando transcende, quando dignifica os amantes sem coisificá-los ou reificá-los, pois quando homem e mulher se amam, (re)fundam a ‘história’ da Criação, no amor verdadeiro..
Façamos propaganda do amor e do sexo que se tornam plenitude de relações, fruto de encontros profundos e sadios que não são somente instintivos ou carnais.
Busquemos o equilíbrio entre o lúdico e o festivo com o sagrado e o transcendente.
Propagamos o amor respeitoso e valorizador do ser humano em sua totalidade.
Convidemos cada pessoa a promover o encontro maduro e complementar entre sexo e amor, prazer e comunhão, lúdico e sagrado, corpo e alma, matéria e espírito.
CARNAVAL significa adeus à carne para se entrar num novo tempo. Digamos adeus à banalização, à vulgarização e à promiscuidade para valorizar o ser humano na sua totalidade. Adeus à promiscuidade nefasta para se construir relações amorosas.
Não se esconda atrás de máscaras e do sexo pelo sexo!
Viva na alegria, encontre-se consigo mesmo e tenha encontros lindos, humanos e espirituais com teu próximo!

Pe. Ronaldo Mazula, cmf, 
Prefeito de Apostolado dos Missionário Claretiano

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012


Você conhece? Nunca ouviu falar? Então vamos conhecer?

No último dia 10 de fevereiro, aproveitando a presença da assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-catequética, Cecília Rover, o bispo de Roraima (RR), dom Roque Paloschi, promoveu o encontro da assessora na Prelazia de Boa Vista com outros coordenadores locais para uma formação do projeto Lectionautas.

       O Lectionautas é um programa para internautas jovens oferecendo itinerários e instrumentos para capacitá-los a serem discípulos missionários, mediante a escuta e anúncio da Palavra de Deus com o método da Lectio Divina (leitura orante), adaptada à linguagem jovem. Segundo os coordenadores que implantarão o Lectionautas em Boa Vista, o dialogo com a assessora da CNBB foi uma troca de experiências e possibilitou a socialização da caminhada, de algumas iniciativas, assim como do material e das atividades do Setor.

      Estiveram presentes: Roberto Jaramillo, jesuíta; e os dois irmãos maristas, Danilo Correia Bezerra e Neori Rodrigues da Fonseca. Entre os primeiros passos a serem dados o grupo quer articular iniciativas com os jovens e com os professores universitários em sintonia com a caminhada do Setor Universidades. Estas iniciativas mostram o interes cada vez mais vivo por parte da Igreja de estar presente de maneira mais organizada e significativa no meio universitário.
Bíblia Ave-Maria - edição de estudos
      “Este evento contou com a presença de jovens vindos do interior de Roraima, que prepararam com carinho as orações do inicio e a missa final no ambiente da espera dos ícones da JMJ que irão se fazer presentes nas dioceses em breve. Desta maneira o encontro dilatava seus horizontes colocando a busca dos jovens de Roraima na busca de tantos outros jovens que estão se preparando para a JMJ de 2013. Nesse ambiente este encontro teve o diferencial que foi levado para a dioceses”, disse a assessora do Setor Universidades da CNBB, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Olá Jovens!!!

Sugestão de Leitura formativa




Chamado também de Youcat (abreviação de Youth Catechism), o Catecismo Jovem da Igreja Católica chega às mãos dos leitores brasileiros. A obra tem a mesma proposta do “Catecismo da Igreja Católica”, sendo a linguagem e o projeto gráfico seu maior diferencial. Estruturado em perguntas e respostas, o livro é dividido em quatro partes ("Em que Cremos", "Como Celebramos?", "A Vida em Cristo" e "Como Devemos Orar") e foi desenvolvido por um número considerável de padres, teólogos e professores de religião para apresentar a mensagem e a doutrina da Igreja em linguagem jovem e acessível. O Youcat vem atender a vontade dos muitos jovens que, inspirados e entusiasmados pela dinâmica das Jornadas Mundiais da Juventude, pediram um Catecismo que lhes falasse diretamente. Este material encontra-se nas Livrarias Católicas, procure maiores informações, para que assim seu grupo seja enriquecido com esta formação de nossa amada Igreja Universal. Veja o filme em 
http://www.youtube.com/watch?v=9_B6pC44cnU

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carta Final do I Encontro da Juventude Claretiana do Brasil




I ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE CLARETIANA
Entre os dias 04 e 08 de Janeiro de 2012, impulsionados pelo ardor missionário de Santo Antônio Maria Claret, se reuniram na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, 35 coordenadores dos grupos de jovens das respectivas frentes missionárias Claretianas do Brasil; Contagem, Curitiba, Clevelândia, Goiânia, Londrina, Maceió, Pinhais, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo.
A animação deste encontro esteve sob a responsabilidade do Secretariado de Juventudes da Província Claretiana do Brasil. Movidos pelo Espírito Santo e iluminados pela Palavra de Deus conforme Jo 1, 46, “Vem e vê”, estivemos reunidos, com o objetivo de: 1º Conhecer as diversas realidades da juventude em nossas frentes missionárias do Brasil; 2º Trocar experiências dos trabalhos realizados por nossos jovens em nossas posições missionárias; 3º Tentar  elaborar o projeto comum para a criação da Juventude Claretiana do Brasil.
Com estas motivações o grupo apresenta aos Missionários Claretianos do Brasil o fruto do trabalho destes dias e um pequeno rascunho do Projeto de Evangelização das Juventudes em chave Claretiana. Para tanto, elencamos as 6 (seis) prioridades comuns para o surgimento de uma Juventude Claretiana, neste triênio que se segue:

1-     Identidade Claretiana: formar grupos de jovens que possuam a Identidade Claretiana e desta forma sejam multiplicadores do carisma Claretiano, levando os jovens a fazerem uma profunda experiência de Jesus Cristo e Santo Antônio Maria Claret em suas vidas.

2-     Formação das lideranças: promover a formação para os coordenadores dos grupos de jovens a fim de orientá-los quanto ao carisma e espiritualidade Claretiana para, desta forma, fermentar a formação da Juventude Claretiana em nossas frentes missionárias do Brasil.

3-     Missão: favorecer para que os jovens tenham uma experiência Claretiana (em algumas frentes missionárias) e desenvolvam o fruto das mesmas nas suas realidades locais.

4-     Financeiro: criar um fundo financeiro para o auxilio dos eventos nacionais do Setor Juventude Claretiana, contando com a contribuição de todos os jovens.

5-     Apoio da Congregação: Conscientizar toda Congregação sobre a importância do trabalho com as juventudes, para que todos assumam e colaborem com o Setor Juventudes.

6-     Comunicação: Promover a comunicação e integração da Juventude Claretiana com as frentes missionárias, com outros grupos ligados ao setor juventude e com todos os jovens de uma forma geral.

Com esta carta, mesmo com a ausência de alguns representantes das juventudes de nossos centros missionários (paróquias e colégios) espalhados pelo Brasil, queremos compartilhar não apenas novas reflexões e ideias, mas principalmente nosso anseio de deixar-nos invadir pelo fogo interior do Espírito e partilhá-lo com todos os jovens. Que o Imaculado Coração de Maria nos faça crescer na fé, no enamoramento por Cristo e por toda a Juventude do Brasil.

“Hoje começamos uma grande obra”
Santo Antônio Maria Claret
 






JUVENTUDE CLARETIANA 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Retiro do JAM e inicio da 3ª Semana Jovem da Paroquia Nossa Senhora da Glória – Londrina



Retiro do JAM e inicio da 3ª Semana Jovem da Paroquia Nossa Senhora da Glória – Londrina

Neste mês de janeiro, entre os dias 28 até 05 de Fevereiro, está acontecendo dois grandes movimentos organizados pelo grupo JAM (Jovens em Ação Mariana) da Paroquia Nossa Senhora da Glória em Londrina, no qual contou com a animação do secretario do setor Juventude.

No primeiro momento (28 e 29 de Janeiro) aconteceu o retiro de jovens que possuía como objetivo inicial, oferecer aos jovens um espaço de reflexão e pensamento sobre a caminhada juvenil e também apresentação dos elementos constitutivos do JAM a outros que foram participar do movimento pela primeira vez. O encontro ocorreu na chácara da Warta e foi dividido em dois grandes momentos; o primeiro deles, com a presença de toda a comunidade paroquial e sob a iluminação do pe. Gedeão Maia, cmf, que na missa, foram enviados para o retiro. Na chegada ao local, todos foram recepcionados pelo Cristo Eucaristico para um profundo momento de adoração ao longo da noite. No domingo aconteceu o segundo movimento; com a palestra do pe. Fernando Henrique, cmf sobre a tríade; Unidade, Trabalho e Compromisso, na Igreja de hoje. Esta primeira parte do encontro, foi finalizado na comunidade paroquial no domingo, dia 28 com a consagração à Nossa Senhora, que é fundadora do movimento.

O segundo momento esta acontecendo na paroquia, na qual, cada noite há palestras sobre algum personagem bíblico, com temas de aprofundamento e momentos de celebração juvenil. Desde já agradecemos a todos os envolvidos que não mediram esforços nesta linda empreitada de despertar jovem.






I Encontro de JUCLA – Goiânia

No dia 26 de Novembro, na cidade de Goiânia em nossa comunidade paroquial do Coração de Maria, esteve acontecendo o I JUCLA (Juventude Claretiana), no qual tivemos a oportunidade de participar e assim compartilhar um pouco de nosso carisma e expectativas junto a este novo projeto que temos na congregação; da Formação de uma Juventude Claretiana.


O encontro teve duração de todo o dia, com o

objetivo de suscitar no jovem uma paixão pela pessoa de Jesus Cristo, para que desta forma estejam no futuro, fazendo a opção por Cristo e pela sua Igreja. Como momento iluminativo da Palavra de Deus, o encontro ofereceu uma pequena experiência da Fragua ao estilo de Claret na tentativa de transformar esta riqueza congregacional em um caminho de oração cotidiana aos próprios jovens. Ao final do encontro, como gesto concreto, realizamos uma evangelização pelas ruas da cidade e concentração no parque dos Buritis, no qual, como família jovem, realizamos a reflexão do Evangelho do I Domingo do Advento e encerramos o encontro com a missa na comunidade local.

No mais, agradeço a todos os organizadores deste rico encontro, de modo especial aos membros da comunidade de Goiânia, que não mediram esforços para a realização deste JUCLA. E convido a todos os membros de nossa família Claretiana para juntos rendermos uma prece a Deus a estes jovens, para que no inicio desta caminhada de formação da nossa Juventude Claretiana de Goiânia, sejam fecundos.