sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carta Final do I Encontro da Juventude Claretiana do Brasil




I ENCONTRO NACIONAL DA JUVENTUDE CLARETIANA
Entre os dias 04 e 08 de Janeiro de 2012, impulsionados pelo ardor missionário de Santo Antônio Maria Claret, se reuniram na cidade de Pouso Alegre, Minas Gerais, 35 coordenadores dos grupos de jovens das respectivas frentes missionárias Claretianas do Brasil; Contagem, Curitiba, Clevelândia, Goiânia, Londrina, Maceió, Pinhais, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro e São Paulo.
A animação deste encontro esteve sob a responsabilidade do Secretariado de Juventudes da Província Claretiana do Brasil. Movidos pelo Espírito Santo e iluminados pela Palavra de Deus conforme Jo 1, 46, “Vem e vê”, estivemos reunidos, com o objetivo de: 1º Conhecer as diversas realidades da juventude em nossas frentes missionárias do Brasil; 2º Trocar experiências dos trabalhos realizados por nossos jovens em nossas posições missionárias; 3º Tentar  elaborar o projeto comum para a criação da Juventude Claretiana do Brasil.
Com estas motivações o grupo apresenta aos Missionários Claretianos do Brasil o fruto do trabalho destes dias e um pequeno rascunho do Projeto de Evangelização das Juventudes em chave Claretiana. Para tanto, elencamos as 6 (seis) prioridades comuns para o surgimento de uma Juventude Claretiana, neste triênio que se segue:

1-     Identidade Claretiana: formar grupos de jovens que possuam a Identidade Claretiana e desta forma sejam multiplicadores do carisma Claretiano, levando os jovens a fazerem uma profunda experiência de Jesus Cristo e Santo Antônio Maria Claret em suas vidas.

2-     Formação das lideranças: promover a formação para os coordenadores dos grupos de jovens a fim de orientá-los quanto ao carisma e espiritualidade Claretiana para, desta forma, fermentar a formação da Juventude Claretiana em nossas frentes missionárias do Brasil.

3-     Missão: favorecer para que os jovens tenham uma experiência Claretiana (em algumas frentes missionárias) e desenvolvam o fruto das mesmas nas suas realidades locais.

4-     Financeiro: criar um fundo financeiro para o auxilio dos eventos nacionais do Setor Juventude Claretiana, contando com a contribuição de todos os jovens.

5-     Apoio da Congregação: Conscientizar toda Congregação sobre a importância do trabalho com as juventudes, para que todos assumam e colaborem com o Setor Juventudes.

6-     Comunicação: Promover a comunicação e integração da Juventude Claretiana com as frentes missionárias, com outros grupos ligados ao setor juventude e com todos os jovens de uma forma geral.

Com esta carta, mesmo com a ausência de alguns representantes das juventudes de nossos centros missionários (paróquias e colégios) espalhados pelo Brasil, queremos compartilhar não apenas novas reflexões e ideias, mas principalmente nosso anseio de deixar-nos invadir pelo fogo interior do Espírito e partilhá-lo com todos os jovens. Que o Imaculado Coração de Maria nos faça crescer na fé, no enamoramento por Cristo e por toda a Juventude do Brasil.

“Hoje começamos uma grande obra”
Santo Antônio Maria Claret
 






JUVENTUDE CLARETIANA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário