terça-feira, 24 de junho de 2014

                                      CORAÇÃO DE JESUS e CORAÇÃO DE MARIA  

                Neste fim do mês de junho, após celebrar a solenidade de Corpus Christi no dia 19\6, a Igreja Católica celebra a solenidade litúrgica do Sagrado Coração de Jesus no dia 27\6 e a seguir, a festa do Sagrado Coração de Maria no dia 28\6.

  “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11, 28-30) 

            A solenidade do CORAÇÃO DE JESUS nos convida a refletir sobre o grande amor que Deus tem por nós. Na tradição cristã, o coração é o órgão que simboliza o amor, a caridade, a paixão.  Celebrar o Coração de Jesus é celebrar o coração que mais amou a humanidade. Jesus é presença amorosa, caridosa e misericordiosa de Deus Pai em meio à humanidade, tão carente de amor e tão confusa na vivência desta virtude. Jesus mostra que o verdadeiro amor é entrega da vida de cada um ao mundo: ama a toda a humanidade, sem preconceitos e sem discriminação. Com seu amor, Jesus quer transformar o mundo construindo relações de paz, justiça e fraternidade. Como ELE nos amou, também somos convidados a amar. Esta devoção foi iniciada no século XII e foi o papa Pio IX quem a estendeu para toda a Igreja em 23/8/1856.  

                                        IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
 “Jesus desceu com seus pais para Nazaré e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava todas estas coisas no coração.” (Lc 2,51)  

                  A festa do IMACULADO Coração de Maria, recorda que a Virgem Maria “se fez ´vazia´ para que Deus nela agisse com toda a liberdade. Maria mostra-nos que Deus é mais forte que o pecado, pois a fez Imaculada. Hoje, como discípulos missionários, somos chamados a crescer em santidade, vencendo o pecado. Por isso, nesta liturgia, voltamos nossos olhares para Maria que, em sua fidelidade ao projeto de Deus, brilha diante de nossa Comunidade como modelo de santidade. (cf.: Deus Conosco, dia a dia. AM, Paulus, Loyola. Junho.2013, p. 41). A devoção ao Coração de Maria é muito antiga e no ano de 1942 o Papa Pio XII consagrou todo o mundo ao Imaculado Coração de Maria e instituiu esta festa em caráter universal. Celebrar esta festa significa que, como Maria, também nós podemos colocar o nosso coração em comunhão com o Coração de Jesus na construção do Reino de Deus, reino de amor, paz, justiça e bem.   

 ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELO CORAÇÃO DE MARIA

 “Nós vos damos graças, Pai santo, porque destes à Virgem Maria um coração sábio e dócil, sempre disposto a nos agradar-vos. Um coração novo e humilde, para gravar nele a lei da Nova Aliança. Um coração puro e simples, que a fez digna de conceber virginalmente vosso Filho e a preparou para contemplar-vos eternamente. Um coração firme e disposto, para suportar tanta provação e dor e aguardar confiante, a ressurreição de vosso Filho. Dai-nos, ó Deus, um coração sábio e dócil, novo e humilde, puro e simples, firme e disposto, para que a imitemos e cooperamos com maior fidelidade na vossa obra de salvação. Amém!”        



Pe. Ronaldo Mazula, cmf

Nenhum comentário:

Postar um comentário