segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Agosto: Mês Vocacional:



SEGUIR A JESUS NO SERVIÇO AO REINO DE DEUS 

               A Igreja Católica, no Brasil, dedica o mês de agosto à animação e oração pelas VOCAÇÕES. Vocação vem do verbo latino vocare que significa chamar. Geralmente, é na fase juvenil que os jovens fazem a sua opção de vida. Quando falamos de vocação, queremos pensar também na opção pela humanidade, pela cidadania, pela solidariedade e em como cada pessoa pode, do seu modo e com seus dons, contribuir na construção de um mundo melhor. Deus chama discípulos que continuem a sua obra criadora, colocando-se a serviço de seu projeto de amor na construção de um mundo mais divino e humano. Cada pessoa dá uma resposta diferente a Deus, de acordo com seus dons e escolhas pessoais: a vida laical no matrimônio ou no celibato com seus distintos ministérios na comunidade, a vida religiosa consagrada e o sacerdócio. Cada um é convidado a assumir a sua vida a partir do plano de Deus, participando da vida espiritual e religiosa de uma comunidade de fé e consagre esta mesma vida na construção do Reino de Deus. Todo cristão batizado está inserido no mundo, mas como crente em Deus, deve viver a partir das realidades espirituais e da transcendência.
             No primeiro domingo celebra-se o dia do sacerdote; no segundo o dia dos pais; no terceiro é o dia da Vida Consagrada (freiras, irmãos e padres de congregações); no quarto é o dia do Leigo e o último domingo e dedicado aos catequistas.
             No Catolicismo, alguns optam pela vocação ao SACERDÓCIO MINISTERIAL. São João Maria Vianney, cuja festa é celebrada no dia 4.agosto, é o patrono dos sacerdotes. O padre se dedica a continuar a obra de Jesus recebendo a ordenação sacerdotal. O sacramento a ordem pode ser recebido nos seus três graus: diaconato, sacerdócio e episcopado, cada um com suas especificidades e consagrando a vida ao serviço de Deus, numa comunidade ou nos tantos trabalhos pastorais e apostólicos que podem desenvolver na construção do Reino.
            A VOCAÇÃO LAICAL é a vocação específica de todos os batizados, que são chamados a transformar o mundo e melhorar a vida das pessoas, assumindo compromissos profissionais no cotidiano e acima de tudo, compromissos na comunidade religiosa, anunciando e testemunhando a fé e os ensinamentos divinos no mundo. O leigo está no mundo e pode viver como casado, assumindo também o sacramento do matrimônio, como solteiro ou como leigo consagrado, em uma família religiosa ou comunidade de vida ou instituições seculares. Ele deve ser o cristão comprometido em construir o Reino de Deus e pode ser também um diácono permanente, catequista, ministro, etc. Também assume a vida matrimonial e a partir da família, dá continuidade à obra da criação, gerando filhos e filhas nos laços do amor.Optam pela VIDA CONSAGRADA aqueles e aquelas que procuram doar suas vidas ao serviço de Deus assumindo os votos religiosos de castidade, obediência e pobreza e optam pela vida comunitária em uma ordem ou congregação religiosa: são os irmãos ou irmãs ou freiras. Nas ordens e congregações religiosas masculinas existe também a possibilidade de se assumir a vocação sacerdotal. Tem ordens e congregações que se dedicam exclusivamente à contemplação, assumindo a vida de oração e intercessão e as que se dedicam às mais variadas obras apostólicas no meio do mundo.
            O mundo atual precisa de homens e mulheres, que independente da sua opção de vida, sejam capazes de assumir o projeto amoroso de Deus e construir o seu Reino em todos os segmentos e instâncias da vida humana. É necessário que elevemos a Deus uma prece para que surjam vocações disponíveis para a missão e evangelização. Por isso, sugiro que você reflita sobre sua vocação e reze por ela:




“Senhor Jesus, eu creio que vós me amais e que fizestes de mim um ser único. Com fé e confiança eu vos peço que me abençoe. Ajudai-me a ver como eu posso me engajar como batizado na missão da Igreja. Tornai-me atento aos apelos que me fazeis. Dai-me responder com urgência e generosidade e ajudai-me a superar em mim o medo que paralisa. Que vosso Espírito de luz e de força me invada para que, disponível como Maria, eu possa entrar no vosso projeto sobre mim. Daí a todos os convocados a audácia de responder. Dai, aos que já estão comprometidos, a graça de ir até ao fundo de vosso chamado. Amém "!!!

Pe. Ronaldo Mazula, cmf

Nenhum comentário:

Postar um comentário