sábado, 12 de abril de 2014

A Semana das Semanas!!!

Hoje, inicia esta grande festa que para nós Cristãos Católicos é a maior festa que podemos celebrar. É o momento do amor se encontrar com o seu grande amado, de fazer a experiência de vida e acolhimento entre ambas realidades distintas, mas que se tornaram unidas graças o desejo de Deus, que manifestou o seu ilustre interesse de estar caminhando conosco, 
 
        Falar de Semana Santa é relatar sobre o Tríduo Pascal, da maior História de amor, entre um Deus e sua criatura, entre um homem (Jesus Cristo), que amou de forma especial a todos nós. Na verdade, só um Deus poderia nos amar desta forma. É preciso ter em mente que esta semana de celebrações é a fase visível daquilo que é invisível  a celebração do amor de Deus Pai para nós! Neste intuito, precisamos recordar que Deus não é uma simples ideia; um ato desligado da história ou mesmo uma defesa da religião! Pelo contrario Deus é Aquele que sujou as mãos para estar conosco, como atesta o livro de Êxodo, Java um Deus que tem coração e ouvidos “Eu ouvi o Grito de meu povo e vou ao seu encontro, toma-lo no colo e enquanto não lhe der uma terra que lhe emana leite e mel, não descansarei” 

     O Domingo de Ramos é o momento que Cristo é aclamado por toda a humanidade, nos impressiona, interpreta a nossa história humana, mostrando a verdade da humanidade. O mesmo povo que aclamou Jesus em sua adentrada no templo é que pede a soltura do bandido Barabas. Mas não fiquemos presos a história, e lembre-mos o quanto que nós somos o povo, o quanto que traímos a Jesus, porque quando eu erro, eu estou traindo o Senhor, a sua confiança, eu estou trocando Jesus por outras coisas e situações  E podemos nos questionar; Quantas vezes não trocamos Jesus por uma serie de coisas em nossas vidas?

A tradição é que no final de toda a caminhada Pascal, todas as pessoas  ganhem um ovo. E agora gostaria de fazer uma reflexão diferente; O ovo da Páscoa que ganharemos é elemento da vida, porque se olharmos bem, o ovo precisa ser quebrado para que possamos consumi-lo, tirar a embalagem para que assim tenhamos a oportunidade de degusta-lo. O convite é; Tiremos o ovo de sua embalagem, quebremos o ovo, para que assim possamos estar usufruindo do que temos dentro d’Ele. 

      A paixão de Jesus que estamos adentrando, acontece a todos os dias, quando milhares de brasileiros que sofrem pelas magoas, pela forma que vivemos no mundo em que vivemos. Quantos desempregados, que são traídos pela nossa forma de ser e pensar, quantas pessoas nós traímos  Como Jesus que foi traído  não por Judas Iscariotes, mas pelo povo representa a todos nós? O que podemos fazer para mudar tudo isto? 
 
     Enfim, juventude, que passemos de uma atitude meramente passiva na sociedade, para as atitudes que realmente transformam, como afirmava papa Francisco em sua visita ao Brasil, “jovens vamos missionar  Jovens vamos para a luta, para o embate, para a conquista de melhores coisas ã todos nós!
Desejo-te uma feliz e Santa Semana das Semanas!!!

Pe. Fernando Henrique, CMF
Animador do Setor Juventude 
Missionários Claretianos do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário