domingo, 10 de março de 2013


BOTE FÉ LONDRINA: UM DIA DE EMOÇÕES INEXPRIMÍVEIS!


Nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2013 a cidade de Londrina viveu uma experiência memorável que ficará gravada, arrisco-me dizer, para sempre na memória e no coração de muitos jovens, de idade ou de alma, católicos e não católicos que acompanhar ou simplesmente viram passar por eles uma multidão de jovens de Fé. Superando as expectativas da organização, o Bote Fé Londrina veio mostrar que esta cidade conta com uma juventude fervorosa, animada, envolvida e, claro, muito abençoada! Ver cerca de 4000 jovens reunidos em torno da Cruz, símbolo maior do amor de Jesus por nós, e da imagem de Sua (e nossa) mãe Maria, é inexprimível!

Se me perguntarem qual foi o momento mais marcante deste final de semana, eu não saberia responder. A emoção, para mim e outra centena de jovens, começou antes mesmo abertura do Bote Fé Londrina. Alguns jovens tomaram a iniciativa para organizar um Flash Mob para divulgar o Bote Fé e recepcionar os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. Nós, Juventude Claretiana, não poderíamos ficar de fora! Foi cerca de um mês de preparação e cinco apresentações que paravam o lugar no qual estávamos (rodoviária, mercado, calçadão...). Mostrar o amor de Deus através da dança é mostrar aos jovens que ainda não encontraram o caminho certo que este caminho não é triste, chato ou tedioso, mas sim muito alegre e divertido!

A chegada dos símbolos da JMJ na Catedral de Londrina também foi de grande emoção. Para qualquer lado que olhasse era possível ver olhos cheios de água e grandes sorrisos nos rostos... mas confesso, era difícil ver o rosto das pessoas, pois meus olhos estavam fitos na Cruz. Coração acelerado, mãos trêmulas... tentei tirar algumas fotos, mas a emoção não deixava.

Infelizmente não consegui acompanhar os símbolos da JMJ às comunidades e instituições de maior vulnerabilidade, mas quem acompanhou conta que a alegria e emoção daqueles que recebiam esta abençoada visita era visível e contagiante!

Aquela multidão de jovens seguindo a cruz e o ícone de Nossa Senhora por uma das principais avenidas de Londrina, também foi um momento muito especial. Foi durante esta caminhada que muitos jovens tiveram a oportunidade tocar e carregar estes símbolos que tantos sentimentos despertam em nossos corações. É uma mistura de alegria, satisfação, devoção, entrega... e, sim, também de um pouco de dor no ombro, pois a cruz não é nada leve! Mas aliás, onde estaria o sentido de carregar a cruz sem o sofrimento? As dores e o cansaço passam, mas aquilo que ficou em nosso coração não passará... e buscará cada vez mais e mais estar perto de Deus, para renovar este sentimento e emoção indescritível!

Como dito anteriormente, é muito difícil descrever em palavras as emoções vividas nestes dois dias de fé (aliás, não é atoa que a palavra “emoção” apareceu muitas vezes neste texto). Assim, pedi para que outro jovens claretianos da Paroquia Nossa Senhora da Glória, que também estiveram presentes nestes dias me ajudassem e dissessem como foi, para eles, participar do Bote Fé Londrina... aqui está o comentário de outros jovens, que não me deixam mentir:


“O momento da chegada é maravilhoso, poder tocar e carregar a cruz e o icone de Nossa Senhora é uma grande graça e uma tranformação, uma entrega total a Deus.” (Eduardo Puerta Pereira)


“Pra mim foi uma alegria imensa primeiramente por participar do ‘flash mob’ onde junto com tantos jovens podemos evangelizar e levar alegria a outras pessoas. Muita ansiedade e expectativa para a chegada da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora, e depois mais alegria, emoção, satisfação e adoração aos símbolos da JMJ, um honra poder tocar e carregar os presentes deixados pelo nosso santo padre João Paulo II. Com toda certeza um evento que enriqueceu a minha fé, dando ainda mais força, disposição, ânimo de ser uma juventude diferente, uma juventude católica que tem muita a oferecer, além de criar ainda mais expectativas para participar da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.” (Leticia Garrido)


“Foi muito louco pra mim, me arrepiava, enxia os olhos de lagrima, só de ver o caminhão chegando. E dançar no flash mob também... foi maravilhoso todos aqueles jovens dançando para Jesus. E quando a cruz e o ícone chegaram, parece que a vontade de dançar surgia ainda mais, fooooooooooooi simplismente perfeito!” (Amanda Nayara Monteiro)


“A cruz, e o ÍCONE DE NOSSA SENHORA fizeram cair a ficha da fé católica de muitos jovens. Hoje, posso ter certeza que o amor e a fé estão presentes no coração de muitos jovens, não apenas os que participaram do Bote Fé, mas de qualquer pessoa que estava passando por aquele local, por ter visto a beleza da juventude católica, e sentir que sim, os jovens podem ser diferentes em suas atitudes, podem ter uma vida nova e abundante em Jesus Cristo. Agora devemos fazer nossa parte, não deixar que a luz que foi acendida por esse evento, se apague. Devemos deixá-la brilhar sempre.” (Matheus Oliveira)


“Embora não fosse digna, me senti muito honrada em carregar por alguns instantes a Cruz da Jornada e o Ícone de Nossa Senhora, com tudo o que eles representam, e contemplar os mistérios de Cristo a caminho do calvário, as dores de sua Santíssima mãe, pedindo como S. Luis, paciência em todas as nossas cruzes. Senti uma forte comunhão com Cristo e com toda a igreja, e um desejo cada vez mais forte de ir ao encontro daquele que é a pedra sobre a qual o próprio Cristo construiu a esta igreja.” (Gislaine Nazario)


Acredito que o desejo de estar na Jornada Mundial da Juventude cresceu no coração de cada um dos jovens que vivenciou este momento. E não é diferente com o desejo de evangelizar e levar a outros jovens este amor... O meu desejo é que essa juventude mantenha-se firme e fortalecida, como mostraram ser, para combater os males deste mundo e trazer cada vez mais jovens para junto da Cruz de Cristo e de nossa Mãe Maria!



(Heloiza Kruleske da Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário