quinta-feira, 28 de março de 2013


INICIANDO O TRÍDUO PASCAL


Chamado por Santo Agostinho, de “Santíssimo Tríduo do Crucificado, do Sepultado e do Ressuscitado”, ele não tem o mesmo significado dos mesmos tríduos que se celebram antes das festas do padroeiro, por exemplo.
O tríduo Pascal é a própria celebração do mistério Pascal do Nosso Senhor, tem como inicio na missa da Ceia do Senhor, e vai ate as vésperas do domingo de Páscoa, sendo que nas três celebrações da semana, constitui, na verdade uma só celebração.
Na quinta-feira santa, em todo o mundo se celebra a Instituição da Eucaristia, expressando grande humildade e fraternidade nos mandamentos de Cristo no ato do lava-pés.
Na sexta-feira santa, os cristãos no mundo inteiro se reúnem para neste dia para a celebração da Paixão e Morte do Senhor, o maravilhoso dom do amor divino, pois entregou seu filho tão amado pelos nossos pecados. Neste dia não se celebra a Santa Missa, e nenhum outro sacramento, exeto o da Unção dos Enfermos e o da Penitencia, realiza-se sempre após o meio dia, especialmente as 15:00hrs, a celebração litúrgica manifesta verdadeiramente a “tristeza e a dor da igreja”, com a adoração da Santa Cruz de Nosso Senhor.
Na noite do Sábado Santo,que é iluminada pela luz do Círio Pascal, vivenciamos uma grande expectativa: a ressurreição de Cristo, que fez sua passagem da morte para a vida, a igreja convida que todos se coloquem em uma atitude de oração e vigília, celebra-se a esperança da vitoria de Cristo sobre a morte, é a própria celebração do Domingo de Páscoa, a celebração da Ressurreição do Senhor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário